fbpx
Telefone: (83) 3221-2402 Whatsapp: (83) 9 9128-6830 Av. Monteiro da Franca, 181 - Manaíra
Horário de Funcionamento SEG - SEX 7h às 22h | SÁBADO 7h às 19h
DOMINGO 8h às 12h

TEMPO É SALVAÇÃO: principais exames para detectar o câncer

Image Post

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem começar a se prevenir a partir dos 35 anos. Caso não se enquadrem nessa categoria, a prevenção deve começar aos 50 anos. Homens também devem se prevenir, principalmente se tiverem casos na família.

Apesar de alguns sinais externos serem detectados com a ajuda do auto exame, é de extrema importância que o paciente procure um consultório especializado para que os exames sejam feitos com profissionais especializados.

A seguir, conheça alguns exames para você se informar e se proteger.

Um dos principais exames que são feitos para detectar o câncer de mama, é o de sangue. Nele, podem ser identificadas proteínas derivadas do câncer. Além desse também temos os exames de imagem, como:

Biópsia/Punção Guiada por ultrassom

Geralmente, esse exame é feito na clínica, com agulha fina e anestesia local. Seu objetivo é aspirar partículas do material que se suspeita ser um câncer, para posteriormente ser enviado a um laboratório para análise. Tem anestesia local e, na maioria das vezes, não apresenta dor para a paciente.

Mamografia Digital

Mais indicado para a detecção precoce do câncer de mama, a mamografia digital é uma radiografia das mamas, feita com um aparelho específico, com baixíssimo nível de radiação. Nele, a mama é comprimida em uma forma de “disco”, que facilita a detecção de alterações no tecido mamário.

Após o exame, ele é analisado em um computador de altíssima resolução, que mostra os dados já processados digitalmente. Dessa forma, os médicos conseguem fazer um diagnóstico mais preciso e começar o tratamento o quanto antes, o que aumenta muito as chances de cura do câncer de mama. Quanto antes ele for identificado, melhor a eficácia do tratamento.

Ressonância magnética da mama

Exame bastante eficaz para identificação precoce do câncer de mama em homens, mulheres mais jovens e com mamas mais densas. Ela ajuda a confirmar o diagnóstico de câncer de mama para os médicos ginecologistas, bem como o tamanho do tumor e o seu desenvolvimento nas mamas.

Durante o procedimento, a mulher fica deitada de barriga para baixo, com os seios encaixados em uma plataforma especial, para não pressioná-los e interferir no resultado do exame. Também é importante a mulher ficar calma e evitar se mexer muito durante a ressonância magnética, para não interferir no resultado final.

Mamotomia

A mamotomia é um tipo de biópsia para diagnosticar câncer de mama, realizada no ambulatório sem necessidade de internação, guiada por ultrassonografia, mamografia/estereotaxia ou ressonância magnética.

O procedimento tem máxima precisão na retirada do material suspeito para análise; pois utiliza um sistema de corte a vácuo, conseguindo desta forma, definir ou não a possibilidade de câncer na mama. Para que a mamotomia possa ser realizada, o médico assistente precisa suspender medicações que contenham antiagregantes plaquetários ou anticoagulantes orais, sete dias antes do procedimento e dois dias após, para que todo processo ocorra de forma adequada.

Precisa de ajuda?