O exame proporciona uma melhor visão da mama, reduz a necessidade de biópsias, aumenta a precisão do diagnóstico.
O diagnóstico precoce do câncer de mama ainda é um dos maiores aliados na cura da doença. Além dos diversos exames que podem auxiliar, como a mamografia, ressonância magnética e ultrassonografia das mamas, somos pioneira, na Paraíba, na realização de Mamotomia por Tomossíntese 3D.
Todo o procedimento inédito da biópsia assistida à vácuo foi transmitido, ao vivo, da clínica UD, para grupo de médicos chilenos em Santiago. Essa novidade reduz a necessidade de novas biópsias, evita internações e permite um diagnóstico mais preciso da patologia.
Esse exame é indicado para identificação de cânceres em estágio inicial e tumores em mamas mais heterogêneas e densas. O procedimento tem máxima precisão na retirada do material suspeito para análise, pois utiliza um sistema de corte a vácuo, conseguindo, dessa forma, definir ou não a possibilidade de câncer na mama.
Vantagens:
* Raramente será necessária refazer a biópsia;
* Retirada da amostra precisa em um único procedimento;
* Caso as lesões sejam pequenas e benignas, há possibilidade de retirada completa da lesão com o procedimento;
Na mamotomia, após a retirada do material, faz-se a marcação do local com um clipe. Este processo irá auxiliar a terapêutica cirúrgica mais adequada para aquele caso ou avaliação minuciosa desta região com exames de imagem.