Damos início ao Outubro Rosa, mês da Campanha de Conscientização sobre o Câncer de Mama, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Este é o câncer mais frequente nas mulheres e pode ser inicialmente identificado com um caroço no seio, acompanhado ou não de dor e a pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja.
Os cuidados devem iniciar em mulheres com 40 anos ou mais de idade, com a realização de exames clínicos das mamas e estes devem ser atualizados anualmente. Para aquelas que tenham histórico familiar de câncer – principalmente mão, irmã ou filha – os cuidados devem iniciar aos 35 anos.
Mulher, faça do autocuidado sua prioridade e atualize o seu checkup mamário realizando exames de imagem, como:
Mamografia Digital
Este é o exame mais indicado para a detecção precoce do câncer de mama. Nele, a mama é comprimida em uma forma de “disco”, que facilita a detecção de alterações no tecido mamário.
Após o exame, ele é analisado em um computador de altíssima resolução, que mostra os dados já processados digitalmente. Dessa forma, os médicos conseguem fazer um diagnóstico mais preciso e começar o tratamento o quanto antes, o que aumenta muito as chances de cura do câncer de mama.
Ressonância magnética da mama
Exame bastante eficaz para identificação precoce do câncer de mama em homens, mulheres mais jovens e com mamas mais densas. Ela ajuda a confirmar o diagnóstico de câncer de mama para os médicos ginecologistas, bem como o tamanho do tumor e o seu desenvolvimento nas mamas.
Durante o procedimento, o paciente fica deitado de barriga para baixo, com os seios encaixados em uma plataforma especial, para não pressioná-los e interferir no resultado do exame.
Biópsia/Punção Guiada por ultrassom
Exame é feito com agulha fina e anestesia local. Seu objetivo é aspirar partículas do material que se suspeita ser um câncer, para posteriormente ser enviado a um laboratório para análise. Na maioria das vezes, não apresenta dor para a paciente.
Mamotomia
A mamotomia é um tipo de biópsia para diagnosticar câncer de mama, realizada no ambulatório sem necessidade de internação, guiada por ultrassonografia, mamografia/estereotaxia ou ressonância magnética.
O procedimento tem máxima precisão na retirada do material suspeito para análise; pois utiliza um sistema de corte a vácuo, conseguindo desta forma, definir ou não a possibilidade de câncer na mama. Para que a mamotomia possa ser realizada, o médico assistente precisa suspender medicações que contenham antiagregantes plaquetários ou anticoagulantes orais, sete dias antes do procedimento e dois dias após, para que todo processo ocorra de forma adequada.